Em 2017, um anuncio feito pelo Google poderá impactar a navegação de seu site! A primeira parte desse anúncio trata da responsividade de sites. Durante algum tempo o Google manteve uma label nos resultados de busca indicando os sites que estavam adaptados a dispositivos móveis. Essa mesma label será retirada já que 85% dos sites já estão adaptados. Os sites responsivos continuarão sendo privilegiados pelo Google nos resultados.

A mudança maior vem das pop-ups que tanto incomodam mas que muito beneficiam alguns sites. O Google abriu a guerra definitiva contra as pop-ups. Todos os sites que utilizam pop-ups para geração de leads através de estratégias diversas poderão ter penalização em sua posição nos resultados de busca. As novas regras entrarão em atividade a partir de janeiro de 2018, tempo hábil para que as estratégias desse tipo de marketing sejam refeitas.

A maior perda de pontos de posição acontecerão para os sites que limitam o usuário acessar o conteúdo prometido caso o mesmo não pratique uma ação sugerida. Esses sites perderão relevância nos resultados e vão cair muito em posição nos resultados. Segundo o Google, sites que restringem conteúdo inapropriado, como bebidas, pornografias, entre outros não serão afetados.

Portanto, se você utiliza esse tipo de ferramenta para geração e conversão de leads, vale a pena começar as mudanças e ficar atento às novas ideias que estarão surgindo até dezembro e, com isso, investir em uma navegação mais limpa e com conteúdos de qualidade que atraia seu público.

Até mais.